© 2015 Jotta Ribeiro - Todos os direitos reservados.

Quem é Jotta Ribeiro

 

Formação:


     Pedagogo e Psicopedagogo com extensão em Psicomotricidade.

Percussionista e ritmista


     Tan-tan, rebolo, repique de mão, pandeiro, tamborim, ganzá, maracá, triângulo, zabumba, surdo, reco-reco, afouché, berimbau, congas, atabaque, tarol, malacacheta, chocalho, coquinho, carrilhão, apitos (variados), Atabaque de corda, bongo, cajón e instrumentos alternativos a partir das sucatas como: tambores, diversos tipos de latas, colheres, chapas de raios-x, canos de pvc, pregos, tampinhas de garrafas, enfim; o material rejeitado pela sociedade se transforma em música.

 

Histórico:

1990 a 1995

 

     Iniciou na música tocando repenique e pandeiro participando do Grupo Só Tempo participando de festivais e abrindo shows para grupos como Sem Compromisso, Redenção e Negritude Junior. Devido à fase do quartel a continuidade na musica foi em 1999.


1999 a 2001

 

     Estudou música na escola “Sentinella” em Osasco ampliando seus conhecimentos conhecendo novos instrumentos e ritmos brasileiros. Tocou com diversos grupos de forró, samba fazendo Free Lancer e carnaval;
Participando da Escola de Samba Águia Negra de Osasco onde acompanhou por anos a escola em desfiles e na Cidade de Campinas em uma Homenagem a Enezita Barroso.


2001

     

     Iniciou sua responsabilidade social criando o Grupo Epabatuque ministrando aulas musicais para mais de 150 jovens do seu bairro na cidade de Osasco.

2002

 

     Fez uma parceria com outra entidade na cidade e ampliou o projeto atendendo a comunidade com capoeira, dança e música. Conciliando o tempo realizando atividades paralelas como Free Lancer.

2002 a 2004

 

     Participou como percussionista numa banda chamada L.A.M.I.T.A (Latinos Americanos Maias, Incas, Tupis e Astecas) a banda desenvolvia ritmos mexicanos, árabes em uma mistura com Hip Hop e MPB de um jeito único e personalizado.

2004 a 2008

 

     Criou o Grupo Arte na Lata que até hoje desenvolve um trabalho musical feito com sucatas e realiza oficinas em diversos locais: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Uruguai e nas cidades do interior do Estado de São Paulo e Capital. Sua história está no Livro da Unesco “Dias de Paz”. (Escritora: Gabriela Athias).
O reconhecimento deste trabalho foi nacional e hoje o grupo possui a sua própria identidade e a cada dia está ampliando este projeto através de suas oficinas oferecidas para as entidades sociais (terceiro setor).
Cada show é uma surpresa e essa é a sobrevivência deste grupo independente que hoje tem sua sede provisória no Jd. Veloso, Unidade de atendimento ao público no Helena Maria e Unidade de Ensaio no Jardim Piratininga.
Além de shows, oficinas Jotta Ribeiro como coordenador participa de mesas de debates que tem sua responsabilidade social e ambiental por todo o Brasil.
     Em um de seus shows o Arte na Lata teve a oportunidade de ter apoios de personalidades como: A madrinha do Projeto Quelynah (mini série As Antonia) e como Padrinho Jorge Mautner, Ator Julio rocha (Rede Globo), Atriz Olívia Araújo, DJ Hum, Alessandro Buzo, Ferrez, Sergio Vaz, Leilah Moreno, Cantor Fernando Anitelli e William Marque (Teatro Mágico), dentre outros.
Em 2007 e 2008 realizou oficinas no Uruguai e implantou o projeto Arte na Lata.
Entre outras atividades e reconhecimentos tudo aconteceu devido o apoio dos veículos de comunicações que acreditam em seu desenvolvimento como: Rede Globo (Ana Maria Braga e Ação), SBT (Domingo Legal), Gazeta (Programa Mulheres), TV Orkut, TV Osasco, TV Aparecida, TV NGT, TV Mundo Maior, etc.


2009

 

     O Reconhecimento é de onde surgem forças para continuar este trabalho: Just TV (TV Parceira), All TV, TV Orkut.
Oficinas marcadas e pré-marcadas: Carapicuíba, Bauru, Uruguai, Jundiaí, São Bernardo do Campo, São Caetano, Portugal.
Jotta Ribeiro está cursando na Faculdade FIZO o primeiro ano de pedagogia para se profissionalizar e crescer cada vez mais.
Suas oficinas estão sendo educacionais facilitando o jovem em seu dia a dia investindo na música como fonte de educação fortalecendo a escrita, coordenação motora e criatividade de todos que o conhece, colocando a educação na frente de suas atividades.
    Neste ano de 2009 em parceria com o MEC no Projeto mais Educação, 350 crianças serão beneficiadas pelas oficinas que serão ministradas pelo coordenador do grupo e seus integrantes.


2010

     Jotta Ribeiro e seus oficineiros estão ampliando as atividades investindo mais em oficinas educionais paa jovens, crianças e adolescentes do Estado de São Paulo.

     Parcerias para realização das oficinas:

MEC - Programa MAIS EDUCAÇÃO

     Oficinas oferecidas nas escolas municipais da cidade de Osasco: Hugo Ribeiro e Manuel Lumbrales semanalmente até dezembro de 2010.
     O grupo atende crianças do ensino fundamental no contra turno escolar.
   
     Oficina no Projeto QUINTAL CULTURAL
     Oficinas realizadas em CARAPICUIBA, COHAB 5 semanalmente através de agendamento das instituições interessadas.

     Oficina na entidade SELI - Surdez, Lnguagem e Educação
     A oficina para surdos foi uma parceria do Arte na Lata ocm a escola e Instituto SELI, Jotta Ribeiro de um jeito criativo ensina os jovens, crianças e adolescentes tocarem instrumentos através de cores e vibração corporal e do espaço.
Uma grande experiência de vida.

                       
"A MÚSICA NÃO PRECISA SER SOMENTE OUVIDA, PODEMOS TAMBÉM SENTI-LA"

     Todas as experiências são bem vindas para servir como lição de vida e aprimorar nossos conhecimentos na área cultural, educacional e social de uma maneira sócio progressista e construtivista.

     Jotta Ribeiro é um jovem ativista que interage com diversas ONGs, discute, debate democraticamente para obter o melhor a toda sociedade.
     No mês de Agosto Jotta Ribeiro escreveu um projeto de Hip Hop e foi contemplado pelo Governo do Estado de São Paulo pelo PROAC e 05 cidade serão beneficiadas pelo Arte na Lata com shows, oficinas e uma bela gravação de um CD proferindo sobre os Objetivos do Milênio. O Projeto vai iniciar em dezembro de 2010 até abril de 2011.


2011

     O Arte na Lata continua no Programa MAIS EDUCAÇÃO na coordenação do Pedagogo Jotta Ribeiro de uma forma ampliada atendendo duas escolas a mais das quais acreditam na transformação social através da arte, cultura, cidadania e educação.

     Escolas:

 

EMEF Dr. Hugo Ribeiro de Almeida

EMEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro

EMEF Marina Saddi Haidar

EMEF Profª Olinda Moreira Lemes da Cunha

 

     Além das oficinas realizadas no contra turno escolar nos logradouros da Cidade e dentro das escolas, Jotta Ribeiro organiza todas as atividades da ONG, oficinas, palestras, workshop e realiza shows nos diversos convites que surgem para o Grupo.     Organizou uma nova formação no Arte na Lata com: baixo, guitarra, violino, flauta transversal e percussão; dançarinos de samba, dança do ventre e hip hop o grupo vem conquistando parceiros e novos voluntários que ajuda a teoria deste desenvolvimento chegar em sua prática. Além da Cidade de Osasco o grupo vai expandir o seu projeto para a Cidade de Carapicuiba, Barueri, Florianópolis e Rio de Janeiro com os novos parceiros.

 

2012

 

     Jotta Ribeiro em parceria com a Prefeitura da Cidade de Carapicuíba realiza atividades nas escolas municipais junto à secretaria de Educação e Ministério da Educação no Programa "MAIS EDUCAÇÃO" um projeto que atende crianças do ensino fundamental I oferecendo aulas de musicalização no contra turno escolar, atendendo as escolas:

 

EMEF Nai Molina do Amaral

EMEF Miguel Costa Junior

EMEF Edegar Simões

 

     Jotta em sua trajetória adquiriu experiência suficiente para fomentar as disciplinas escolares com suas atividades lúdicas de alfabetização e letramento baseada em técnicas de filósofos que conhecem o desenvolvimento infantil. São 300 crianças escritas dividas pelas respectivas escolas: Nai Molina do Amaral, Miguel Costa Júnior e Edegar Simões. As oficinas iniciaram no mês de junho e no ano de 2013 não será diferente e com certeza haverá ampliação desta atividade para beneficiar jovens, crianças e adolescentes da cidade de Carapicuíba.

     Além das oficinas realizadas no contra turno escolar nos logradouros da Cidade e dentro das escolas, Jotta Ribeiro organiza todas as atividades da ONG, oficinas, palestras, workshop e realiza shows nos diversos convites que surgem para o Grupo.

 

     Organizou uma nova formação no Arte na Lata com: baixo, guitarra, violino, flauta transversal e percussão; dançarinos de samba, dança do ventre e hip hop o grupo vem conquistando parceiros e novos voluntários que ajuda a teoria deste desenvolvimento chegar em sua prática.     Além da Cidade de Osasco o grupo vai expandir o seu projeto para a Cidade de Carapicuíba  Barueri, Florianópolis e Rio de Janeiro com os novos parceiros.Em Carapicuíba o grupo vai atender as Associações:Quintal cultural - Situada na Cohab 5AMOC - Associação dos Moradores de Carapicuíba situada na Cohab 2Entidade Santo Dias - Rio PequenoAssociação VIVERE - Osasco     Além da cidade de Carapicuíba Jotta Ribeiro atende associações através de agendamento oferecendo atividades musicais e capacitações profissionais para professores devido sua formação em pedagogia.

 

 

2013


     A parceria com a Prefeitura de Carapicuíba e Secretaria de Educação o projeto foi ampliado para 06 escolas municipais da Cidade.
     Seu profissionalismo ampliou após sua extensão em psicomotricidade para trabalhar o desenvolvimento lúdico e educacional.


Escola Municipal - ARGEU DA SILVEIRA BUENO

 

Escola Municipal - NAI MOLINA DO AMARAL

 

Escola Municipal - NOEMY DA SILVEIRA RUDOLFER

 

Escola Municipal - MIGUEL COSTA JÚNIOR

 

Escola Municipal - EDEGAR SIMÕES

 

Escola Municipal - JOÃO HORNOS

 

     Jotta Ribeiro, fecha mais um ano de parceria com a Cidade de Carapicuíba, atendendo 300 alunos das Escolas Municipais.Além do atendimento pelo Programa Mais Educação a entidade vai oferece para as demais escolas um projeto Musical, onde os alunos irão aprender sobre a conscientização ambiental.

 

     Quinzenalmente Jotta Ribeiro com mais 04 voluntários faz atendimento no Hospital Geral de Carapicuíba para crianças na área de pediatria que se encontram internadas.

     A Cidade de Osasco em parceria com a Secretaria de Cultura inicia o atendimento para jovens, crianças e adolescentes na Biblioteca da Zona Norte da Cidade.

2014

     Jotta Ribeiro permanece com a parceria em Carapicuíba, atendendo as 06 escolas municipais e oferece aula presencial sobre musicalização e curso on line para professores, arte educadores pela Foccus Educacional além de oferecer capacitação profissional para professores da Rede de Educação do estado de São Paulo e oficinas musicais para alunos de escolas cadastradas no programa de atendimento, e através de oficinas.

     Parceria com a Escola Estadual Silva Braga pelo programa MAIS CULTURA (MEC) Jotta Ribeiro ofereceu oficinas para os alunos matriculados na escola e dará continuidade no ano de 2015.

     Jotta Ribeiro oferece aula presencial de Musicalização na extensão da Foccus Educacional de Osasco e Freguesia do Ó. 

 

Coordenador das oficinas do Arte na Lata no pólo da Cidade de Osasco.

2015

     Com a representação artística em parceria com a VIVA Produtora o Arte na Lata está oferecendo workshop, pocket show com uma equipe mais reduzida para atender com mais qualidade e menor estrutura para facilitar as contratações.

     A partir do mês de junho Jotta Ribeiro estará oferecendo um Musical chamado Lápis de Cor, criado para atender crianças de educação infantil.

O curso on line pela empresa Foccus Educacional está no ar (Matricule-se) faça um bom aproveito do conteúdo.

 

Além do curso on line as aulas presenciais de Educação Musical acontecem nas Cidade de Osasco, Freguesia do Ó e Pirapora.

Parcerias deste ano com atendimento às escolas:

Cidade de Carapicuíba:

Escolas Municipais: ARGEU DA SILVEIRA BUENO, NAI MOLINA DO AMARAL, NOEMY DA SILVEIRA RUDOLFER, MIGUEL COSTA JÚNIOR, EDEGAR SIMÕES e JOÃO HORNOS.

Direção Geral do Musical Arte na Lata sobre a sustentabilidade ambiental.

Cidade de Osasco:

Coordenador das oficinas do Arte na Lata no pólo da Cidade de Osasco.

Cidade de São Paulo:

Escola Estadual Silva Braga

Cidade de Pirapora:

Atendimento nas escolas municipais

2016

Parceria - ONG SOS BRASIL MELHOR

A associação está situada no Bairro Santo Estevão em Carapicuíba e em conversa com o Arte na Lata realizaram uma parceria para que a instituição possa continuar seus atendimentos com os jovens, crianças e adolescentes participantes das atividades do Arte na Lata. Foi uma importante parceria para a ONG permanecer com seus trabalhos em Carapicuíba.

Direção Geral do Musical Arte na Lata sobre a Dengue

Coordenador das oficinas do Arte na Lata no pólo da Cidade de Osasco.

2017

Coordenador das Oficinas realizadas em Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba e São Paulo.

Integrante da Rede Social de Osasco

Coordenador da Campanha Meias do Bem em parceria com a empresa Puket

Coordenador do Programa Lápis de Cor uma parceria com o Programa escola da Família e Rede Social de Osasco

Coordenador das Oficinas na Fundação Casa 2

2018

Coordenador dos polos nas cidades de: Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e São Paulo Capital.

Professor de pós graduação na Empresa Foccus Educacional.

Professor de musicalização na Escola Florescer - Santana de Parnaíba

Professor de musicalização na Associação CEPAC - Barueri

Professor de musicalização na Escola Proteger Kids - Barueri

Atendimento Psicopedagógico, musicalização e fortalecimento de vínculo na Associação SOS Brasil

Atendimento psicopedagógico - Osasco Jardim Bela Vista - ONG Arte na Lata

Administrador do curso de Patins da empresa Roller Skate Brasil - Bela Vista - Osasco - SP 

2019

Coordenador dos polos nas cidades de: Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Jandira e São Paulo Capital.

Professor de pós graduação na Empresa Foccus Educacional.

Professor de musicalização no Instituto INDESO

Professor de musicalização na Associação Projeto Oficina

Professor de musicalização na Associação Santa Teresinha

Professor de musicalização na Escola Proteger Kids - Barueri

Atendimento Psicopedagógico, musicalização e fortalecimento de vínculo na Associação SOS Brasil

Atendimento psicopedagógico - Osasco Jardim Bela Vista - ONG Arte na Lata

Administrador do curso de Patins da empresa Roller Skate Brasil - Bela Vista - Osasco - SP 

Seja um parceiro, voluntário ou trabalhe conosco!

Entre em contato saiba como ajudar, participar e colaborar.    

Zap:11 94789-0064

JOTTA RIBEIRO

Pedagogo e Psicopedagogo
Curso de extensão em psicomotricidade
Coordenador do Grupo Arte na Lata

Músico  Ritmista - OMB: 63574


 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now