Seja bem vinda (o)

 

 

 

 

 

     Agradeço por acessar o conteúdo do instituto e espero que seja um espaço bom para quem quer se apropriar de novas técnicas educativas com foco pedagógico, cultural e social.

     Com as experiências adquiridas em escolas municipais, estaduais, federais, públicas e particulares resolvi criar este espaço para você que quer um diferencial através do lúdico e da criatividade para fortalecer suas aulas e deixá-las mais divertidas com responsabilidade.

     Acessando o site você sempre vai encontrar novidades como sorteios, cursos on line e presencial, produtos, brindes, tudo com preços promocionais das pessoas cadastradas, portanto faça o seu cadastro e não perca tempo.

Bom estudo e aproveite o máximo de todos os conteúdos.

Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.

(Provérbio Árabe)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sou apaixonada pelo que faço!

     Sou Professora e amo o que faço, pois, ainda acredito na EDUCAÇÃO em sua amplitude de significados. Ainda acredito no Ser Humano em suas diferenças que completam. Somos seres da mesma espécie, porém, tão complexos e diferentes. Na  Educação... somos todos iguais! Em busca de aprendizagem e conhecimento. Assim, alcança-se a sabedoria! E é esta a busca mais inerente do ser! Como Psicopedagoga Clínica, atuo há 9 anos na área. Há 28 anos que jamais perdi a esperança em ensinar ensinando e formar Formadores tão apaixonados que façam a diferença em suas ações. Como diz  Antonie de Saint-Exupéry : “Aqueles que passam por nós não vão sós. Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós.” (O Pequeno Príncipe).

     Sou formada pela USP, fui alfabetizadora e com experiência de 20 anos na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo minha, iniciei na Rede Privada de Ensino com uma grande experiência em trabalhar ao lado da Cris Poli, Super Nany- Apresentadora do Programa do SBT. O qual enriqueceu minha visão profissional e conhecimento de outra realidade escolar.

  

     Contudo, o “sangue “de Mestre continua a correr nas veias. E ainda, como diz uma linda canção: “Só se faz um País com Professor!” E para iniciar é com você, Mestre que se inicia tudo para todos. Porque o Professor... é para ser amado, admirado, respeitado...pois, um ser capaz de clarear mentes que por vezes obscuras e despertar o aprender, tem que ser muito iluminado e essa luz irradia a alegria de que todos são capazes e que a aprendizagem é uma construção, uma conquista diária, contínua e esforço - Mestre... uma profissão bela por excelência!  

 

     Com você e a todos que queiram participar e enriquecer seus conhecimentos,  nos encontraremos por aqui e com trocas de experiências, orientações,  dúvidas e muitos textos para iluminar às mentes brilhantes e brilhar cada vez mais no Processo Ensino Aprendizagem. Um Ciclo interminável! Saímos da Escola com formação acadêmica, mas, a Escola da Vida...até o fim.

"É com  muita honra e alegria que participo do Instituto Jota Ribeiro, com a mais torcida e a certeza do sucesso que já o acompanha".

Kátia Oliveira

Professora Especialista em Pós Graduação

Treinamento e Desenvolvimento

Psicopedagoga Clínica

Orientadora

Palestrante

Facebook: Educação e Emoção

E-mail: psicoppka@hotmail.com

Atendimento Clínico, Institucional e Domicílio.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    

     É com muita alegria e gratidão que inicio minha participação neste espaço tão especial criado por meu amigo Jotta Ribeiro. Após inúmeras conversas, muitas risadas e troca de informações sobre educação, arte e música, surgiu o convite para colaborar com textos, atividades e informações que contribuam para auxiliar nas pesquisas de professores e alunos de diversos segmentos, sobre os temas tratados aqui neste blog.

 

 

     “A roda certamente não será reinventada”. Porém, pretendo dar uma pequena contribuição através de minha experiência e trajetória profissional, com textos, atividades ilustrativas, indicação de sites, livros, locais de visitação cultural.

     A primeira palavra que surge neste momento de parceria é a de “adesão” (conforme cita Aurélio, em sua versão on line: “...cooperação ou registro (num partido, organização, empresa, empreendimento)”  e logo associo esta atividade ao Arte na Lata, que Jotta Ribeiro tão carinhosamente tem divulgado pelo Brasil afora. E que em nossa cidade de Carapicuíba tem sido ricamente aplicada nas atividades com alunos da Rede Municipal de ensino.

     Adesão também lembra cola... e ideias vão surgindo, projetos vão sendo idealizados e o teclado não para mais! (risos).

     Portanto, para registrar a atividade deste mês de estreia, trago a proposta de “Fazer Arte na Lata” de uma maneira simples e prazerosa, utilizando pintura , decoupage e colagem.

 

SUGESTÃO DE APLICAÇÃO : como releitura de obras de arte, exposição sobre reutilização de materiais (3 R’s da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar ,confecção de instrumentos musicais, vivências clínicas em Psicologia e Arteterapia).

 

Veja as imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     PASSO A PASSO: ARTE NA LATA


     Material:

Latas limpas de todos os tipos/ tamanhos (molho de tomate, leite em pó, ervilha, leite condensado, etc);
Pincéis Tigre Ref. 815 (n°16,18,20);
Primer para Metais Acrilex;
Base Acrílica Acrilex;
Tinta PVA (cores variadas);
Figuras para Decoupage ou Papel de presente previamente cortadas;
Cola branca (rótulo azul);
Verniz Geral para Artesanato Acrilex;
Escova de dentes;
Bucha de louça (texturas variadas).


Preparo:

     Com as latas previamente limpas e esterelizadas, passe uma demão de primer e deixe secar por três horas. Repita o procedimento e deixe secar por mais três horas.
     A seguir, passe a base acrílica (deixando secar por três horas).
     A lata ficará branca e você pode pintá-la novamente na cor que quiser.
     Aqui também o processo é o mesmo: passe uma demão, deixe secar por três horas e dê uma segunda demão se achar necessário, para cobrir eventuais manchas.
     Depois de seca, você pode escolher um efeito de acabamento - ("chuvinha" - feita com a escova de dentes, ou "manchado" - feito com pedaço de bucha).
     Nesta etapa, a secagem da peça dura cerca de 30 minutos, pois a lata já estava semi-pronta.
     Agora, escolha as figuras para colar (elas devem estar previamente cortadas e separadas). Para uma colagem perfeita, passe cola no verso e na frente da figura.
     Normalmente as latas tem "gruminhos" ou "ondinhas", então é necessário ter paciência para colar e não perder o trabalho. 
     Deixe secar bem (em média 3 a 4 horas). Passe uma demão de Verniz Geral e deixe secar (aqui é mais rápido - cerca de 30 minutos a 1 hora).
     Se desejar acabamento sem brilho, basta passar o verniz fosco (neste caso, não usa o verniz geral).


 

INDICAÇÃO DE LEITURA: 

 

→A Lata de Sentimentos, Monica Guttman- Editora: Evoluir, 2003

 

→Colagem: Arte e Antropologia – Dorothea Voegeli Passeti. clique aqui.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

http://www.dicio.com.br/adesao/

 

http://www.artenalata.org.br/aONG.html

 

http://artesanatos-artesanatogabiytg.blogspot.com.br/2012/03/o-significado-de-decoupagem.html

 

http://eudecoro.com.br/artigos/introducao-decoupage

 

https://www.youtube.com/watch?v=vMRvTI-hbNg

 

http://artesdatata.blogspot.com.br/

 

 

Fabiana Griraldello

Psicóloga

Professora de Artes

 

Fale comigo: fabia_ghira@hotmail.com

Facebook: Fabiana Ghiraldello